domingo, 2 de setembro de 2007

A utilidade de ter dois nomes próprios

Penso que é universal, e que os miúdos já nascem a saber que se são chamados em tom autoritário pelos seus dois nomes próprios (usual na altura em que eu nasci), que estão a ser repreendidos de alguma coisa que estão, ou se estavam a preparar, para fazer. Eu por exemplo, chamo-me Ana Sofia, mas toda a gente sempre me tratou por Sofia, no entanto, já sabia que se a minha mãe ou o meu pai me chama-se Ana Sofia (para ler rapidamente e em tom autoritário), alguma eu tinha feito, e o mesmo eu observava com as minhas primas e amigas. A Cláudia passava logo a chamar-se Cláudia Isabel; a Joana, Joana Raquel; o Rodrigo, Rodrigo Miguel; o Nuno, Nuno Alexandre; a Gisela, Gisela Carlota; a Guida, Sofia Margarida; o Luís, Luís Miguel; a Cátia, Cátia Alexandra; a Isabel, Isabel Cristina. Ok, estes últimos dois exemplos não sei se são verdade, porque só as conheci já tínhamos todas passado dos 20 anos. Ora, acontece, que a minha Madalena só tem um nome próprio, bem na realidade tem dois, mas isso é porque em Portugal só se podem registar até dois nomes próprios e quatro apelidos, e como eu queria cinco apelidos, e o primeiro deles pode ser considerado um nome próprio masculino, lá me registaram a criança, como tendo dois nomes próprios. Mas, é um nome que não combina, se eu a quiser repreender. Estão-me a ver, por acaso histericamente aos berros no supermercado a gritar MADALENA CAETANO, não dá pois não???
Mas, quando o meu primo André (que por acaso só tem um nome próprio), esteve de férias lá por casa, chamava-a de Madalena Augusta (sem saber que Augusta é o nome da minha sogra). Eu gostei, por isso agora, sempre que a minha filha se portar mal será chamada de Madalena Augusta.
E viva os dois nomes próprios.

ADENDA: Ainda na barriga, eu chamava-lhe muitas vezes, para desespero dos meus colegas de trabalho, e do Nuno (Alexandre), Vitória Augusta.

ADENDA2: Se alguma vez, alguém que me leia e não me conheça pessoalmente, ouvir alguém a chamar por Madalena Augusta, sou eu, só pode.

4 comentários:

Sofia e Beatriz disse...

lol... este post está demais:P
A minha Beatriz, também só tem 1 nome próprio:)
E sabes a melhor?!?!?......
...Eu sou...
Sofia AUGUSTA:)))))))
No entanto sempre ODIEI, que na primária me chamassem Sofia Augusta. Mas para mal dos meus pecados, todos insistiam em chamar-me de tal forma:(

Beijinhos Nossos

sofia disse...

Sofia Augusta, é demais!
Os teus pais deviam amar chamar-te assim, quando te portavas mal.
Ainda eu me queixo de Ana Sofia.
Mas Augusta é um nome lindo (sozinho).
Bjs~

Inês Espirito Santo disse...

Miga..
Cheguei á conclusão que andas com tempo a mais em mãos... pois só isso pode explicar tu quereres chamar á minha baibse linda.. MADALENA AUGUSTA, pela tua saudinha!!!!
Não pode ser.. Maria???.. sei lá...Sofia???.. epá qualquer coisa serve... asssim comá assim.. ela tambem não te vai dar muita importancia....!!! Mas AUGUSTA....

Nota: Recebi o SMS.. Madalena.. a Madrinha Tá a tratar da situação.. AUGUSTA.. NEVER AGAIN!!!

Isabel disse...

Sofia... quando se zangam comigo chamam-me unicamente ISABEL... o Cristina é para esquecer e toda a gente se esquece mesmo, só tu para te lembrares...