quinta-feira, 23 de julho de 2009

O desfralde (help)

Começa hoje oficialmente. Fizemos tipo uma reunião familiar e explicámos que os meninos grandes não usam fralda e que ela já era uma menina grande e que agora só ia usar fralda para fazer ó-ó, e quando quisesse fazer chichi ou cocó tinha de pedir para ir ao bacio. Ela ouviu e fez logo pelas pernas abaixo.
Portanto, mais ou menos 2 minutos depois de oficialmente começar o desfralde eu já lhe estava a dar banho e o Nuno já estava a lavar o chão.
Já percebi que vou ter de ter sempre preparado o balde com detergente e que os 20 pares de cuecas que ela tem não vão ser suficientes.
Nós temos um bacio e um redutor de sanita, e eu tenho sempre tentado senta-la no redutor de sanita, mas será que é um erro, será que devia primeiro habitua-la ao bacio e só depois ao redutor?
Alguém tem dicas?Quantos pares de cuecas devia ter? De quanto em quanto tempo é que lhe pergunto se quer fazer chichi? E fora de casa, nestes primeiros dias, leva fraldas?

8 comentários:

Anónimo disse...

Oi.
A minha começou por usar daquelas fraldas que dão para subir e descer, isto depois de uma conversa semelhante à tua... Acho que ela nunca foi ao bacio, eu pessoalmente não acho muita graça e sempre a tentei habituar à sanita, com redutor, claro.
Começamos pelas fraldas pull-up para não andarmos sempre a limpar o chão. O truque por cá foi o insistir nos horários, quando acorda, depois do almoço, antes de dormir de tarde, antes do jantar, etc... Muitas vezes não saia nada, mas com o tempo resulta.
Quando vimos que ela já fazia na sanita e as fraldas estavam secas passamos para as cuecas, sempre lembrando, insistindo e tal. E a coisa foi, mais rápido do que eu pensava até.
O pior foi a parte sólida da coisa, que mesmo depois de já ir à sanita ela só fazia na fralda. Chegamos a ter de lhe por uma só para ela fazer cocó. Houve uma altura que até tivemos de ir ao médico, porque não fazia nem por nada. Voltamos ao bebégel e mais uma vez a coisa foi!
Boa sorte e um conselho amigo, não te zangues com ela que não vale a pena, muita muita paciência, resmas dela!!
Beijos,
Cíntia

Os Nossos Dias... disse...

Aqui em casa começamos com o bacio, tiravamos a fralda assim que acordava, normalmente elas fazem xixi quando acordam, e ela começou a fazer o primeiro xixi da manhã no bacio. Depois houve muito xixi no chão, nunca ralhei, dizia-lhe que para a próxima era no bacio. Comprei umas gracinhas, dizia-lhe se ela fizesse no bacio recebia uma prenda...depois veio a fase que não queria tirar a fralda, começava a chorar...dizia-lhe que a mãe usa cuecas e ela também era bom usar....e do nada....começou a pedir para ir ao bacio...e numa semana deixou de usar a fralda durante a noite e á tarde na sesta, começou a pedir alguma vezes durante a noite pra fazer...uma semana depois já não queria o bacio só o redutor...e fraldas nem vê-las...

Boa sorte..

Bjos

JOE disse...

Também estou nessa fase!
Fartei-me de rir com a descrição da situação!!
Eu em casa tenho redutor mas na escola eles fazem no bacio. Será que lhe vai fazer confusão?
Na escola disseram para, numa primeira fase, colocar a fralda com as cuecas (ou boxers!) por cima. Para ir ganhando o hábito.
Também têm horas para ir para o bacio. Lá em casa também o ponho de manhã, antes do banho e depois do jantar/antes de ir para cama. Se fizer fez, se não fizer paciência.
Daqui a duas semanas mais ou menos é que vou experimentar tirar a fralda a certas horas.
Ácho que é um processo que leva um certo tempo e muita conversa. Eles tb aprendem connosco.

Mãe das Marias disse...

Eu vou prestar muita atenção aos comentários que te deixarem, pois tb vou começar este mês de férias... Já sei que vai ser uma nojentice pegada!
Eu penso que eles acabam por mostrar se preferem o bacio ou o redutor.

Boa Sorte!

beijos***

Sofia disse...

boa sorte!!!
e resmas de paciencia!!!
cá por casa andamos no mesmo, uns dias melhores e outros piores.
sempre sem ralhar e a fazer uma grande festa qd a coisa corre bem.
por cá optamos por ela andar sempre sem nada (Ta calor!!!) em casa. para ir á rua vai de fralda, e mesmo ela ja sabe... quando em casa a situação estiver controladaa, deixa de usar para ir á rua... eu penso assim, vamos a ver como corre!
um beijo

Sofia e Beatriz disse...

Aqui em casa foi assim:
Assim que começou o desfralde, passamos loga para as cuecas.

Comprei as fralda cueca, apenas para usar fora de casa.

Primeiro comecei a usar o bacio, mas rapidamente passei para o redutor. Como o bacio é móvel (lol), ela usava-o muito para as suas brincadeiras e passeava muito com ele de um lado para o outro. Eu acho que as necessidades são para ser feitas no wc, portanto reformulei a situação, e ela passou a ir ao wc, tal como nós! Não tenho nada contra, mas não sou muito apologista de bacios na sala, para as crianças fazerem chichi enquanto veem tv.
O redutor dela, é tipo uma trio (bacio, redutor e banco), portanto nesta altura usa o redutor, e o banco serve para ela chegar à sanita na perfeição.

Ao ínicio, perguntava-lhe se queria fazer chichi, sei lá...de 20 em 20 minutos! Nem sempre fazia...e fez imensos chichis no chão!

Hoje em dia, diz que quer fazer chichi ou cócó, e vai sozinha à casa de banho. E eu depois vou lá limpá-la.

Quando saimos de casa, já sai de cuecas... e muitas vezes tenho de para o carro num sitio qualquer, para a donzela fazer o seu chichi. Ah, não pode é estar vento, porque ela diz que tem "frio no rabo" e não faz nada. LOL
Ainda não tive nenhum chichi, fora de casa...tive muita sorte, portanto ;)

Um conselho, IMPORTANTISSIMO: Esta é uma fase, que pode ser dificil, mas na minha opinião, depois de começado o desfralde, jamais se volta atrás (salvo raras excepções). Por isso, é que também é importante saber, se a criança está ou não preparada para o desfralde.
Portanto, se a Madalena está preparada, segue em frente ... mas sempre com a esfregona por perto, lolol

Beijos!!!!

Sofia e Beatriz disse...

Vês se ela está preparada, se por exemplo quando faz cócó avisa que está a fazer ou que já fez.
Se fica incomodada com a fralda suja.
O facto de a fralda estar seca durante um periodo maior. Lembro-me disto, porque eles fazem chichi imensas vezes... mas fazem aos bochechos. No entanto, chega a uma certa altura, em que já aguentam mais, e portanto fazem de forma mais espaçada.

Entretanto encontrei este post, pode ser que te ajude.
http://babiesboom.blogspot.com/2009/07/pronto-para-deixar-fralda.html


Beijitos

Sofia e Beatriz disse...

Outra coisa que me lembrei, e que com a Bia funcionou muito bem.
Eu passei logo para as cuecas(s'o usava as fraldas cuecas para sair), porque assim, se fizesse chichi, iria sentir-se molhada e incomodada. Se estivesse com as trainners, nem se apercebia.