quinta-feira, 17 de abril de 2008

9 Meses

9 Meses passaram tão rápido, e eu quase que já me esqueci como era a Madalena quando passava o dia a dormir, quando queríamos que abrisse os olhos, a primeira vez que sorriu, os primeiros sons (ainda à tão pouco tempo). Agora já diz, mamã, papá, papa, dé (adeus), e faz todas aquelas gracinhas que o meu pai e a minha tia tão pacientemente lhe ensinam, diz adeus, bate palminhas, joga às escondidas, enfim.

Apesar das saudades que já sinto é muito bom receber demonstrações de carinho intencionais, abraços e beijinhos (lambidelas) quando lhe pedimos, e o meu coração deu um baque enorme, uma coisa inexplicável no dia em que ela me chamou mamã pela primeira vez, é certo que ela já dizia uns ma ma ma’s à muito tempo, mas poderia estar-se a referir a qualquer outra coisa, mas aquele primeiro mamã não enganou ninguém, e o dia e o momento é uma coisa que guardo só para mim. As desvantagens é que a rapariga não se cala o dia inteiro, é faladora como a avó zézita, sempre em tom de reclamação, para além do que adora ouvir-se a ela própria a guinchar, o que é absolutamente irritante, ainda mais porque adora fazer isso em sítios com eco tipo escadas, e aproveita os breves segundos que estamos à espera do elevador para o fazer (nunca se esquece) apesar das minhas reclamações.
Percebe perfeitamente quando está a ser repreendida, mas é teimosa como Eu, e mesmo quando leva uns safanões na mão por mexer onde não é chamada guincha ou chora (depende de quão sentida ficou, com o meu tom de voz ou com a minha palmada na mão dela) mas 3 segundos depois já está outra vez a mexer.
Percebe quando Eu lhe digo “Brinquedo da mãe” (quando me refiro a tudo aquilo com que ela gosta de brincar, telecomandos, telemóveis, livros, papeis do trabalho, agenda, contas, computador, enfim tudo o que vier à mão, ou melhor à boca), mas só quando esta bem-disposta é que deixa de livre vontade o “Brinquedo da Mãe” para brincar com o “Brinquedo da Madalena”.
Já come tudo, mas absolutamente tudo o que lhe damos, e o leite de lata cá em casa, já era, agora só leite de vaca, como tem 6 dentes já come coisas como carne, peixe, bacalhau (que adora) e sopa sem ser passada.
Adora rir-se, é super simpática (por enquanto) e ri-se para toda a gente, ri-se às gargalhadas como uma perdida, quando lhe fazemos cócegas, que aliás ela tem por todo o lado.
Adora o Baby TV, canta e dança com as musicas e tenta explicar-me o que está a ver (acho que é isso que ela tenta fazer com tanto que aponta para a TV enquanto “fala” comigo), mas o que ela adora mesmo é a musica do DR. Phill, nunca vi ninguém dançar tanto ao som de um jingle tão irritante.
É coscuvilheira (Hermanita como eu lhe chamo) como o avô Hermano, têm de ver tudo o que se passa cá em casa, o que é que estamos a por na máquina da louça, o que é que tirámos do frigorífico, o que é que estamos a comer, com quem estamos a falar ao telemóvel, o que estamos a ler, o que pusemos na gaveta, enfim, não quero imaginar quando começar a locomover-se sozinha.
Continua a dormir com a cara completamente encostada à cabeceira e quando mesmo a dormir a pomos para baixo, volta a rastejar até lá cima. Adora ir para a janela ver os meninos a brincar no recreio da escola que há aqui nas traseiras (eu fazia o mesmo, e pedia à minha mãe para ir para a escola, por isso a minha mãe teve de me pôr num infantário aos 3 anos apesar de ser doméstica, curiosamente no mesmo infantário onde andou o Nuno).
Adora o vento na cara quando está na janela, ou quando sai à rua. Acho que é feliz, pelo menos têm atenção constante ou da mãe ou do pai, (benditos horários meus e do Nuno), para além de ver os avós, os tios etc todos os dias.

7 comentários:

Copines disse...

É certamente feliz! Parabéns pelos 9 meses. Passa mesmo rápido!

Maria João

BadLadyBug disse...

Com certeza que é feliz... mas certamente seria mais se me visse a mim todos os dias!!! :)))

Mãe das Marias disse...

Parabéns!!! Têm tantas coisas parecidas as nossas meninas... são o nosso orgulho e a nossa vida!!! E é tão bom aprender com elas!

beijos***

Com essa da alimentação é que fiquei de boca aberta.... ela já come isso tudo?!?!?!

Tella disse...

Parabéns Madalena!
BJS

Anabela disse...

A Madalena só pode ser feliz...
Parabéns pelos 9 mesinhos!

Beijos

Mary disse...

Acho muito giro o facto de repetires com ela um ritual que a tua mãe fazia contigo...
Parabéns a ela e a vocês, e temos mesmo de combinar para a conhecer "ao vivo"!

Patrícia disse...

Parabéns pelos 9 meses!
Curioso, ela gostar de dormir com a cara encostada à cabeceira da cama!
Eles têm com cada uma...
Bjs